Homens Primitivos – Estes foram os primeiros a observar o céu, eles tinham necessidade de o fazer devido à sua sobrevivência. Observarão que existiam estações do ano e “calendário”.
Aristóteles – Segundo este filosofo grego, os deuses viviam na terra, logo ela teria de ser perfeita. Por isso ele propunha a teoria Geocêntrica isto é: a Terra estava no centro do Universo e tudo girava à sua volta.
Aristarco - Este contrapôs a teoria Geocêntrica propondo a teoria Heliocêntrica isto é: o sol estava no centro do universo e os outros planetas giravam à sua volta.
Ptolomeu – Ptolomeu apoiava a teoria Geocêntrica dizendo que a terra estava no centro do universo e todos os astros giravam em seu torno. Acrescentando que: esses astros se apoiavam em esferas transparentes feitas de cristal. A esfera mais excêntrica era a esfera das estrelas “Primum Mobile” movida pelo “amor divido” e a razão do movimento de todas as outras estrelas.
Eretóstenes – Trabalhava na famosa biblioteca de Alexandria, calculou com exactidão o perímetro da terra: ao meio-dia, o Sol ficava exactamente na vertical e sua luz se reflectia na água de um poço profundo sem deixar sombras nas paredes. Porém, em Alexandria, uma cidade situada mais ao norte, naquele mesmo instante, o fenómeno não ocorria. Eratóstenes mediu o ângulo de 7,2 graus que os raios solares faziam com a vertical em Alexandria, concluindo que ele era igual ao arco de curvatura da Terra entre as duas cidades. Daí, como essa medida é 50 vezes menor que uma volta completa de 360 graus, bastou medir a distância entre as cidades, 800 quilómetros, e multiplicar por 50, encontrando um perímetro terrestre à volta de 40 mil quilómetros, bem próximo do real. E o mais interessante é que ele pagou um caminhante para contar o número de passos entre as duas
Nicolau Copérnico – Apoiou a teoria Heliocêntrica de Aristarco dizendo que o sol se situava no centro do universo acrescentando que a terra era apenas mais um planeta do sistema solar. Editou um livro chamado “De Revolutionibus Orbium Coelestium”, mas como o que lá dizia era contra as leis da igreja no ano em que morreu em 1543 o livro foi editado.
Galileu Galilei – Pegando na luneta (instrumento astronómico) observou as fases de Vénus e provou que a teoria Heliocêntrica estava certa.
Kepler – Este explica que as órbitas dos planetas são concêntricas mas elípticas.
Isaac Newton – Descobriu a força da gravidade quando estava a descansar à sombra de uma macieira e uma maçã lhe caiu na cabeça. Descobriu 45º de latitude do nível do mar a acelaração é 9,80665.
Einstein – Disse que o universo era infinito e que a matéria se podia transformar em energia e disse que o sol e todas as estrelas brilhavam porque a sua matéria era transformada em energia.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Grandes Nomes da Astronomia :D
Vocabulario :D
Meteoro: um meteoroide que atravessa a atmosfera
Meteorito: forma-se quando um meteoro embete na terra
Estrela: é um astro rochoso de forma esférica, é constituído em grande parte por hélio e hidrogénio, sendo estes responsáveis pelo seu brilho
Planeta principal: é um planeta rochoso, esférico que gira em torno de uma estrela e contem inúmeras quantidades de hélio e hidrogénio.
Planeta sequndário: é um planeto rochoso, esférico que gira em torno de uma estrela (é igual ao planeta principal mas mais pequeno)
Planeta anão: é um planeta rochoso, esférico mas que gira em torno de uma estrela diferento dos outros planetas da sua galáxia.
Cometa: é um astro com cabeleira, cauda e núclio, constituido por gelo e gás quando passa pelo sol parte desse gás derrete e dá o efito de brilho
Asteróide: é um astro rochoso de forma irregular e encontra-se na cintura de asteróides "Apollo e Amor" entre Marte e Júpiter e na externa depois de Plutão, os asteróides formam-se quando fragmentos de astros embatem na terra.
Teoria geocêntrica: Teoria que a terra no centro do universo
Teoria heloicêntrica: Teoria que o sol no centro do universo