segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O aparelho respiratório

Fossas Nasais - são 2 orificios que se localizam desde a base do nariz até a faringe.

Faringe - orificia que faz a transição entre o aparelho respiratório e o digestivo através de epiglote.

Laringe - orgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contem as cordas vocais.

Bronquios - a traqueia bifurca-se em dois tubos menores, os bronquios que levam o ar aos pulmões. Os bronquios , tal como a traqueia, são revestidos por tecido pulmonar.

Bronquiolos - são ramificações dos bronquios dentro dos pulmões , cada bronquiolo termina num alvéolo pulmonar.

Alvéolos pulmonares - são pequenos sacos constituidos por apenas uma camada de células para permitir a Hematose Pulmonar.

Os pulmões tem capaciadade para 6litros de ar . Desses 6litros , 1 litro e meio é de reserva e na inspiração profunda são 4,5litros e na respiração normal 0,5 litros e desses 0,5 litros , 70% é que entram na corrente sanguinea.
Os pulmões e outros orgãos contidos na cavidade torácita são protegidos por uma armadura óssea formada pelo osso do peito (esterno) , pelas costelas e pela coluna vertebral.

Movimento de inspiração - os músculos intercostais contraem-se as costeletas sobem e deslocam-se para fora , aumentando a cavidade torácica. O diafragma contrai e desce. Os pulmões expõem-se e o ar entra para os pulmões carregado de oxigénio.

Movimento de Expiração - os músculos intercostais relazam e as costelas deslocam-se para fora, aumentando a cavidade torácica. O diafragma contrai e desce. Os pulmões expandem-se e o ar entra para os pulmões carregado de oxigénio.

A difusão é a passagem de substâncias que passam os gases de zona de maior quantidade para menor quantidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário